Roteiro para 1 dia na baixa do Porto (1/2)

 

Com preguiça de organizar o que fazer no primeiro dia na cidade do Porto? Sem problema, já está tratado. Era um roteiro pela baixa do Porto que queria? Então é isso que lhe trazemos, com alguns dos pontos mais imperdíveis desta cidade. E não só, aqui tem a papinha toda feita. Quais transportes usar, onde parar para comer e de onde apreciar as melhores vistas! 

O ponto de partida é o Mercado do Bolhão, para onde poderá ir de metro (linhas A, B, C, E ou F). Após visitar este local repleto de vida e da contagiante energia Portuense, siga para a Rua de Santa Catarina, a mais movimentada do Porto e conhecida pelo contraste entre o comércio contemporâneo e a arquitetura tradicional portuguesa. Nesta avenida pode encontrar o famoso Café Majestic, parar para uma fotografia na Capela das Almas ou deliciar-se com um rissol quentinho na pastelaria Império. Já de barriga aconchegada, siga para o Ateneu Comercial do Porto, edifício que marca pela sua arquitetura imponente e composto por salas majestosas. A entrada é gratuita e imperdível!

 

Neste momento já terá passado algum tempo a caminhar e a observar, está na hora de algo mais dinâmico e de descansar os pés. Nada melhor que o Look At Porto, localizado apenas a 2 minutos do Ateneu. Lá poderá desfrutar de uma experiência imersiva 5D onde será levado a ver alguns dos locais mais emblemáticos do Porto, ficando a conhecer melhor estes pontos, bem como a sua história e cultura.

Após voar por toda a cidade em apenas 10 minutos, está na hora de seguir caminho em direção à avenida dos Aliados. Nesta zona poderá escolher algum sítio para almoçar. Se for um fã de fast food, não podemos deixar de aconselhar o Mc Donald’s desta avenida. Não estranhe a recomendação, não se trata de só mais um restaurante da cadeia. Fica localizado num edifício histórico e a arquitetura do mesmo foi preservada aquando da construção do restaurante, sendo considerado o mais bonito do mundo!

A seguir, deverá seguir caminho para a Ribeira, mas não sem antes parar para visitar os seguintes pontos indispensáveis, e pela seguinte ordem:

 

  • Estação de S.Bento
  • Rua das Flores
  • Palácio da Bolsa

Visitadas estes três marcos da cidade, já estará quase a chegar à tão famosa Ribeira. Na companhia do Rio Douro, num ambiente acolhedor com artistas de rua e variados locais para petiscar, terá também vista privilegiada para a Ponte D.Luís I. Atravesse-a em direção ao cais de Gaia e observe daí a cidade Invicta. Poderá saborear a vista juntamente com um copo de vinho do Porto. Basta dirigir-se a uma das inúmeras caves ao longo da margem sul do Douro. Aqui as opções são diversas: visitar apenas o interior das mesmas ou, até mesmo, participar numa prova de vinhos. 

 

De seguida, aconselhamos a subida até ao Jardim do Morro, que poderá ser feita de teleférico, aproveitando para desfrutar da paisagem, a pé (alertamos para a dificuldade da subida) ou de elevador. A última opção é uma dica secreta: no interior do parque de estacionamento vertical no início do Cais, junto à ponte, encontra um elevador que o levará mais perto do Jardim do Morro. Boa viagem!

Neste jardim, encontrará o local perfeito para ver o pôr-do-sol, uma das vistas mais inesquecíveis da sua vida, certamente. 

 

Caso ainda consiga fazê-lo antes da golden hour, suba até à Serra do Pilar, onde verá toda a cidade do Porto de uma perspetiva superior à do Morro. Aqui poderá também espreitar pelos binóculos e ver alguns pontos de referência do coração da cidade com maior proximidade e detalhe. Aproveite e procure pela Sé do Porto, o seu próximo destino. Para lá, dirija-se de metro até S.Bento e faça o restante percurso a pé.

Presumimos que o fim do dia se esteja a aproximar e que a barriga já esteja a dar horas. Estamos a falar do nosso Porto, pelo que as opções não serão reduzidas mas tentaremos fazer o mínimo de recomendações possível. Perto da Sé poderá encontrar o Gazela, conhecido pelo seus cachorrinhos ou poderá seguir para a praça dos Poveiros, onde terá restaurantes para todos os gostos. Caso queira experimentar uma das francesinhas mais conceituadas do Norte, pode optar pelo Café Santiago; se preferir um prego no pão com queijo da serra, o ideal será o restaurante Venham Mais 5.

Por fim, não poderá terminar este dia sem ouvir um, tão característico, fado. Aconselhamos o Ideal Clube de Fado. Lá, poderá desfrutar de um bom fado acompanhado de um copo de vinho do Porto, se não tiver tido a oportunidade de o experimentar nas caves. Ou então, caso tenha experimentado e adorado, como qualquer bom paladar!

Neste momento, estará a sentir que teve um dia em cheio e o cansaço deverá começar a apertar. No entanto, ainda não viu metade do que há para ver pela baixa da cidade. Por isso, vá relaxar que amanhã é um novo dia. Cá o esperamos para mais um roteiro, aqui no The Best Of Porto!