TOP 7 Jardins do Porto

Passear, fazer piqueniques, correr, passear os cães, relaxar, ler, escrever… são vários os motivos que o podem levar a um dos jardins do Porto. Aqui estão as nossas sugestões! Aproveite o verão para os visitar.

Parque da Cidade

Há quem lhe chame “o pulmão da cidade do Porto” pelos seus 83 hectares, que o torna o maior parque urbano do país e o jardim com maior concentração de natureza da cidade.

O jardim do Parque da Cidade estende-se desde a avenida da Boavista até ao Oceano Atlântico devido à sua ligação à praia, uma característica rara a nível mundial. São 11km de longos caminhos, lagos, áreas de piquenique e uma grande variedade de fauna e flora – um destino de eleição para a prática de desporto, passeios de bicicleta ou caminhadas pelos trilhos.

O parque acomoda alguns restaurantes e cafés. É o jardim perfeito para um momento em família e amigos quando se procura um pouco de ar puro e um ambiente tranquilo cercado de natureza.

 

Jardim do Morro

Não podemos comparar o tamanho deste jardim com o Parque da cidade ou com o Jardim Botânico do Porto. Aqui, o que chama à atenção é a vista panorâmica e a vibe que transmite.

Situa-se ao lado da Ponte D. Luís I, do lado de Gaia, numa das zonas mais turísticas da cidade e digamos que é um pequeno jardim com uma grande vista sobre a Ribeira e a Ponte da Arrábida.

É o local ideal para relaxar e apreciar a paisagem ao som de música ambiente. Leve uma toalha e uma boa companhia!

Parque de Serralves

O parque de Serralves engloba a Casa de Serralves, um dos espaços culturais mais famosos do país, e o Museu de arte contemporânea, o maior exemplo de Art Déco em Portugal, desenhado pelo arquiteto Siza Vieira.

Repletos de esculturas e uma fauna e flora diversa, os jardins são conhecidos pela sua exuberância e cuidado minucioso. Imperdível para os amantes de arte, é também ideal para um dia em família devido à experiência completa que proporciona.

Jardim das Virtudes

Perto do centro histórico, mas longe o suficiente da agitação, esta é uma verdadeira virtude da cidade do Porto.

É um dos recantos que passa despercebido a muitos habitantes, mas possui um detalhe único que o distingue: é um jardim vertical, ou seja, desenvolve-se em socalcos, que criam um jardim de diferentes níveis, cada um com uma vista ímpar sobre o rio Douro, a Alfândega e Gaia. 

Jardins do Palácio de Cristal

O Jardim do Palácio de Cristal não é só um dos jardins mais conhecidos do Porto, como um dos spots favoritos dos portuenses.

Além da vista privilegiada para a Invicta que atrai turistas e locais, pode contemplar as bonitas fontes e estátuas espalhadas pelos seus oito hectares e passear por vários espaços temáticos, como o jardim das plantas aromáticas, o das plantas medicinais, o jardim dos sentimentos, o jardim das rosas ou o bosque. 

Se visitar estes jardins, dê uma vista de olhos à programação do Super Bock Arena, a sala de espetáculos dentro do recinto, e veja se lhe agrada!

 

Jardim Botânico do Porto

Um paraíso escondido no coração da cidade que une natureza, história e beleza! Conhecido por ter pertencido à família Andresen, onde a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen inspirou algumas das suas obras.

O jardim Botânico do Porto chama a atenção pelas suas três partes distintas: o Roseiral, o Jardim dos Jotas e o Jardim do Peixe, separados por sebes de camélias, e pela presença da Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Lagos, estufas, cactos, plantas suculentas e tropicais, árvores centenárias e variadas espécies vegetais raras integram e vivem também nos 4 hectares do Jardim Botânico. É uma verdadeira imersão na natureza.

 

Jardim do Passeio Alegre

O nome fala por si. Cercado pelas águas do rio Douro e altas palmeiras, é um dos jardins mais românticos e famosos da Invicta.

Na Foz do Douro, a beleza deste jardim abriga o Clube de Minigolf do Porto, um chafariz, o Chalet Suíço e o Coreto Alegre, onde há música aos domingos.