Roteiro para 1 dia na baixa do Porto (2/2)
Pronto para o segundo dia de descobertas, cultura e diversão pela baixa do Porto? Este roteiro vai levá-lo pelos pontos mais icónicos e interessantes da cidade, complementando o primeiro itinerário publicado aqui no The Best of Porto. Vamos começar?
O nosso passeio começa na emblemática Torre dos Clérigos. Subir os 240 degraus até ao topo vale a pena pelas vistas panorâmicas de cortar a respiração. Aproveite para tirar umas fotos incríveis e sentir-se no topo do mundo.
De seguida, descemos até à Livraria Lello, uma das mais belas do mundo, para apreciar a sua arquitetura única e adquirir algumas lembranças. Há quem diga que esta foi a inspiração da escritora J. K. Rolling para descrever as escadas de Hogwarts em Harry Potter mas não se deixe enganar, são igualmente mágicas mas não passa de uma coincidência!
Visitada a livraria e possivelmente escolhido o livro para os próximos dias, dirigimo-nos até à Cooperativa Árvore, uma galeria de arte onde podemos apreciar exposições contemporâneas e explorar o trabalho de artistas locais.
Após visitarmos estes locais, está na hora de dar um descanso aos nossos pés. Nada melhor que o Jardim das Virtudes, onde podemos relaxar e desfrutar das vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro e Gaia. Como não há uma vista linda sem haver duas, continuamos até aos Jardins do Palácio de Cristal, onde podemos encontrar algumas das vistas mais maravilhosas do Porto bem como, explorar os belos jardins, lagos e esculturas, acompanhados de diversos animais como pavões e outras aves.
Está na hora de voltar a mergulhar na cultura portuense e por isso, vamos agora visitar o Museu Nacional Soares dos Reis que abriga uma impressionante coleção de arte portuguesa, incluindo esculturas, pinturas e artes decorativas. É uma visita obrigatória para os amantes desta indústria.
Continuamos até à deslumbrante Igreja do Carmo, conhecida pelo seu impressionante exterior revestido de azulejos azuis e brancos, que ilustram cenas religiosas e são um verdadeiro marco da arquitetura barroca portuguesa. A próxima paragem é o Centro Português de Fotografia, onde podemos explorar exposições fotográficas e aprender mais sobre a história da fotografia em Portugal.
O dia não podia estar completo sem uma pausa descontraída no Base Porto, onde podemos desfrutar de uma bebida refrescante, com vista para a torre que subimos de manhã, a dos Clérigos! Para jantar, o ideal será escolher um local próximo, de entre as variadas opções que o nosso Porto oferece. Há oferta para todos os gostos, desde comida tradicional Portuguesa a todas as outras cozinhas do mundo.
Por fim, iremos seguir para a animada Rua das Galerias de Paris, onde poderemos desfrutar de uma noite com muita dança, cocktails e diversão, no Bar do Ginásio, o mais recente desta rua e que entrega tudo aquilo que promete!